13 de junho de 2006

Tucker




Na Avenida da Boavista, no Porto, foram realizadas salientes alterações para, uma vez por ano, ali decorrer um desfile de carros antigos, promovido pela Câmara Municipal do Porto com o alto empenho do Dr. Rui Rio. Por exemplo, decidiu-se sacrificar esplendorosas tílias que ornamentavam o local. O facto não é motivo para a Galena deixar de gostar de automóveis antigos mas apenas para apreciar menos o Dr. Rui Rio. Adiante.
Em 1940 o norte-americano Preston Tucker, então já com uma carreira dedicada à elaboração de planos industriais, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, empresa que se dedicava ao fabrico de aviões, tanques e canhões. Vivia-se então a Segunda Guerra Mundial. Terminado o conflito em 1945 Tucker empreende um projecto: lançar no mercado um automóvel revolucionário que apresentasse um futurista design aerodinâmico, fruto da sua experiência na aviação, uma elevada preocupação com a segurança, bem como um grande número de inovações mecânicas. E com a preocupação do modelo chegar ao consumidor norte-americano a preço acessível.
Um projecto para o qual Tucker muito lutou para atrair verbas através do mercado de acções. O sonho, o trabalho e a perseverança de Tucker e dos seus colaboradores resultaram no lançamento do Tucker 48. Mas a restante indústria automóvel dos Estados Unidos não ficou agradada com o carro de Preston Tucker que se viu acusado com processos de fraudes dos quais viria a ser absolvido mas já com o seu projecto arruinado. Mesmo assim alguns poucos Tucker 48 ainda foram lançados para as estradas, sendo actualmente conservados como objecto de culto pelos seus possuidores.
Quem bem conta esta história é Francis Ford Coppola no filme Tucker – The Man And His Dream (com soberba música de Joe Jackson).
A expectativa que este carro motivou, chegou até à cidade do Porto, como comprova o anúncio que a Galena reproduz e que retirou da revista portuense Altura, de Março de 1948.

2 comentários:

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

Anónimo disse...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»