

Na Avenida da Boavista, no Porto, foram realizadas salientes alterações para, uma vez por ano, ali decorrer um desfile de carros antigos, promovido pela Câmara Municipal do Porto com o alto empenho do Dr. Rui Rio. Por exemplo, decidiu-se sacrificar esplendorosas tílias que ornamentavam o local. O facto não é motivo para a Galena deixar de gostar de automóveis antigos mas apenas para apreciar menos o Dr. Rui Rio. Adiante.
Em 1940 o norte-americano Preston Tucker, então já com uma carreira dedicada à elaboração de planos industriais, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, empresa que se dedicava ao fabrico de aviões, tanques e canhões. Vivia-se então a Segunda Guerra Mundial. Terminado o conflito em 1945 Tucker empreende um projecto: lançar no mercado um automóvel revolucionário que apresentasse um futurista design aerodinâmico, fruto da sua experiência na aviação, uma elevada preocupação com a segurança, bem como um grande número de inovações mecânicas. E com a preocupação do modelo chegar ao consumidor norte-americano a preço acessível.
Um projecto para o qual Tucker muito lutou para atrair verbas através do mercado de acções. O sonho, o trabalho e a perseverança de Tucker e dos seus colaboradores resultaram no lançamento do Tucker 48. Mas a restante indústria automóvel dos Estados Unidos não ficou agradada com o carro de Preston Tucker que se viu acusado com processos de fraudes dos quais viria a ser absolvido mas já com o seu projecto arruinado. Mesmo assim alguns poucos Tucker 48 ainda foram lançados para as estradas, sendo actualmente conservados como objecto de culto pelos seus possuidores.
Quem bem conta esta história é Francis Ford Coppola no filme Tucker – The Man And His Dream (com soberba música de Joe Jackson).
A expectativa que este carro motivou, chegou até à cidade do Porto, como comprova o anúncio que a Galena reproduz e que retirou da revista portuense Altura, de Março de 1948.
2 comentários:
Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»
Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»
Enviar um comentário