8 de junho de 2008

Piscar de olhos


O tempo passa num piscar de olhos. Lugar comum, sim. Mas uma Reader´s Digest de 1998 já se folheia na categoria de vintage. Foi precisamente no número desta revista de Junho do ano da Expo que encontrei o artigo “Já não se pisca como dantes”, onde N. M. Niemann colocava a hipótese de que talvez «nós, os membros das gerações do pós-guerra estejamos demasiados irritadiços para apreciar os mais simples prazeres que os nossos pais apreciaram, tais como este divertido aspecto da arte de seduzir». Niemann não o diz, pelo que, por meios próprios temos de tentar saber quais são os enfadonhos aspectos da arte de seduzir…
Se dúvidas houvessem, para se concluir que o tempo passou mesmo, basta ler o parágrafo em que Niemann relata a sua deslocação, na esperança de encontrar alguns piscadores de olhos mais novos, a um bar cheio de fumo em Tysons Corner, na Virgínia, estado onde presumo agora também agora seja proibido fumar nos bares. O mundo mudou muito nestes últimos dez anos…
Tenho para mim que piscar o olho não será a mais elegante forma de seduzir. Na arte da sedução, pode-se ser algo mais subtil.
Certo é que as então responsáveis pela Arte das páginas da Selecções do Reader´s Digest portuguesa souberam seduzir com a paginação do artigo.

Sem comentários: