10 de outubro de 2007

Argentina

A ditadura militar argentina (1976-1983), deixou marcas que o tempo não apaga, contas com a justiça que não podem prescrever. E Christian Von Wernich, ex-capelão da polícia da Província de Buenos Aires, foi ontem condenado a prisão perpétua pela justiça da Argentina, pena máxima prevista pelas leis locais, por ter participado em sete homicídios qualificados, 31 casos de tortura e 42 privações ilegais de liberdade. "Todos os direitos referidos são crimes contra a humanidade" cometidos na Argentina durante o último governo da ditadura militar, afirmou o presidente do tribunal, Carlos Rozanski.
O mesmo tribunal, em 2006 condenou a prisão perpétua um ex-polícia por violação dos direitos humanos perpetrados contra mais de mil presos.
Em 1978, realizou-se o Campeonato Mundial de Futebol na Argentina. A ditadura encontrou nele uma forma de propagandear-se, de se tentar branquear internacionalmente. Em Portugal, no mês de Maio desse ano, Alexandre O´Neill escreveu o poema que retiro das suas Poesias Completas publicadas pela Assírio e Alvim em 2000:

TAÇA DO MUNDO DE FUTEBOL
(ARGENTINA, 1978)

O estádio River Plate situa-se a 700 mts. dum edifício pertencente à Marinha argentina onde se praticavam as piores torturas.

Em Buenos Aires, no River Plate,
a seis campos de futebol (medidas máximas)
do Centro onde, entre outros primores de jogo,
se chutavam testículos, mamas e cabeças,
a Taça do Mundo ferverá nas mãos de quem a ganhar,
de quem a empunhar, de quem por ela beber
A MERDA DE LÁ TER IDO

A indignação pela repressão e pelo cinismo com que o regime de Buenos Aires usou o Campeonato Mundial motivou então, alguns protestos em Portugal. Alguns. A Juventude Socialista e organizações da extrema-esquerda mobilizaram-se em acções para denunciar o que se passava ao redor dos estádios argentinos. Não muito participante dessas acções foi o Partido Comunista Português. A União Soviética realizava grandes negócios de comércio de trigo com a Argentina.

Sem comentários: