7 de maio de 2007

Pausa que refresca


Hitler ainda resistia na Alemanha, os Japoneses estavam bravos no Pacífico mas a II Guerra Mundial parecia já decidida. Isso transparecia nas propagandas publicadas nas Seleções do Reader´s Digest de Março de 1945. A publicidade passava uma clara mensagem de triunfalismo dos Aliados: “Sim, depois da Vitória, tenham em vista Philco para primazia em rádio”. Assinalava-se também a percepção da importância daquele dias: “ As gerações do futuro vão referir-se aos tempos atribulados e tumultuosos de hoje como período culminante de toda a história”, escrevia-se num outro eloquente anúncio.
Antagonismos que dariam lugar à Guerra Fria não eram ainda previsíveis. Os tempos eram então de distender, de fazer uma pausa.
Fazer uma pausa afinal não é uma sugestão originalmente kit-katiana. A Coca-Cola já tal aventava neste sedutor anúncio publicado no referido número das Seleções.
Ontem ao ver na TV a final de 2h25 do Estoril Open entre os tenistas Novak Djokovic e Richard Gasquet, também bebi Coca-Cola.

1 comentário:

Daniel Dias da Silva disse...

Olá, tenho um projeto teatral, cuja história se passa no perído da II Guerra, no Brasil e mostra, entre outras coisas, a influência americana na vida dos brasileiros a partir daquele momento. Incluindo os anúncios. Não há nenhuma previsão para a produção, mas estou fazendo pesquisa de material que pode vir a ser útil - como a propaganda da Coca-Cola que você exibiu aqui no seu blog. Gostaria de entrar em contato e ver como poderia ter acesso a esse material e outros que, por ventura tenha, para utilizar no espetáculo (quando ele vier a se realizar). Gostaria imensamente que entrasse em contato comigo. Qualquer informação ou material será bem vindo. Atenciosamente.

Daniel Dias da Silva (Rio de Janeiro)
teatroecia@gmail.com