23 de setembro de 2006

Clérigos ao rubro.


O esplendor barroco e a imponência da Torre e Igreja dos Clérigos, estão agora envoltos por uma tela gigante onde predomina o vermelho e se faz publicidade à cerveja Sagres Bohemia. Assim, o sugerir da degustação de uma cerveja, oculta os trabalhos que estão a decorrer e que visam conservação daquele conjunto arquitectónico. Pelos media ficou-se a saber que a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas estabeleceu com a Agência para Modernização do Porto, ao abrigo do Programa "Porto com Pinta" um protocolo de mecenato que permitiu erguer a tela gigante que publicita a cerveja. Isto com a anuência da hierarquia da Igreja, e o aval do próprio Bispo do Porto, Senhor Dom Armindo Lopes Coelho.
Pagaram os detentores da marca de cerveja 25.000 Euros. Negócios.
Igreja e Torre (esta até à altura do relógio) estarão envolvidas, ainda mais alguns meses pela exaltação do hedonismo. Oportunidade aberta para os GNR fazerem um remake do clip de Vídeo-Maria protagonizado desta vez por uma espumejante ruiva. Rui Reininho desafiando a senescência em plena acção junto à tela vermelha a entrar, não numa loja de conveniência mas sim na Igreja dos Clérigos. Não para assaltar a caixa de esmolas, antes para comprar Sagres Bohemia. Sequer seria um vídeo inteiramente de baixo teor moral pois o hipotético cenário, como ditam as leis, exibe também na tela vermelha a indispensável frase beba com moderação. Frase que se supõe imposta pelo código de publicidade e não por leituras bíblicas.
Estamos de facto perante um verdadeiro happenig pós-pós-moderno. Os janelões, os ornatos, enfim, praticamente todo o barroco luxuriante dos Clérigos coberto por um sintético rubro, como constituindo uma justaposição que nos transporta para uma realidade paralela.
Argh… vou beber uma Super-Bock

Sem comentários: